quinta-feira, 28 de abril de 2011

Cadernos de receitas antigos - ep. 06 - 07.02.2011


Antigamente, numa época em que não havia computadores em casa, as receitas dos pratos mais tradicionais de uma casa eram anotadas em grossos cadernos de capa dura. Hoje, tudo é mais prático. Para fazer uma broa de fubá ou um bolo de cenoura, é só acessar a internet e imprimir a receita mais fácil. Porém, há quem ainda acredite que os cadernos de receitas são uma preciosidade que mantém viva a história da família. No programa Trilhas do Sabor de 07 de fevereiro de 2011, conhecemos algumas destas pessoas e folheamos cadernos com anotações feitas em meados século passado. 

Abaixo, algumas fotos deste episódio:
A farta mesa de Maria Angela, uma de nossas convidadas.


A beleza de um caderno antigo escrito com tinta nanquim

Rabanada salgada e doces de ovos com canela

Eu e o meu irmão Ralph relembramos as receitas do meu avô Miraldo

  
No primeiro bloco do programa, eu e o meu irmão Ralph fizemos uma receita de Manuê, um bolo de mandioca e açucar que nosso avô Miraldo adorava fazer.

 Manuê

Abaixo, a receita do Manuê:

Ingredientes:
- 500 gramas de mandioca crua, descascada e ralada (é importante ralar a mandioca para não quebrar o liquidificador, como aconteceu no programa com o do meu irmão Ralph)
- 1 vidro de leite de coco
- 1 xícara de leite de vaca (no caderno de receitas do meu avô, ele especificou o "de vaca")
- 3 ovos
- 2 1/2 xícaras (chá) de açucar refinado
- 2 colheres (sopa) de manteiga
- 1 pitada de sal

Modo de preparo:
Bater todos os líquidos (leite, leite de coco, ovos) no liquidificador. Juntar o açucar e a manteiga. Bater.  Por fim, juntar a mandioca ralada ao liquidificador aos poucos. Colocar em forma com furo no centro, previamente untada com margarina. Assar em forno médio (200 graus) até corar sua superfície. Desenformar depois de frio.


Para assistir a este programa, clique no quadro abaixo:

Bloco 1:



Bloco 2:



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário